Neste post, indicarei meu livro nacional preferido, Éramos Seis, e sua continuação, Dona Lola.
No livro escrito por Maria José Dupré, lançado em 1943, acompanhamos a vida de Lola e sua família. Com uma escrita cativante, vamos conhecendo mais sobre a protagonista, seus desejos e medos. A narrativa mostra, com delicadeza, as transformações que o tempo e as dificuldades trazem às nossas vidas. Através da percepção de Lola, também acompanhamos as histórias de seus quatro filhos e percebemos como a protagonista reage diante das escolhas feitas por eles.
A escrita de Maria José nos aproxima de Lola. Senti como se fosse amiga da protagonista, sua confidente. Alegrava-me com suas conquistas e ficava agoniada com suas questões familiares. É um livro que prende o leitor a cada página e nos faz refletir sobre a vida.
Acredito que foi a combinação da história com a forma de escrever da autora que fez com que Éramos Seis se tornasse o meu livro nacional preferido.
Dona Lola é a continuação de Éramos Seis. Neste segundo livro, acompanhamos a protagonista em sua velhice e descobrimos como estão seus filhos. Apesar de Dona Lola não ter conquistado meu coração da mesma forma, a leitura ainda vale muito a pena.
Caso tenha se interessado pela história, você pode comprar os livros por meio dos links abaixo:
Na página Entre Linhas, você também encontra meus textos autorais.
** Os links mencionados no texto são de afiliados.
Todas as imagens de livros, filmes, séries e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.